Boas práticas de fabricação
A bioleve desde sua fundação, em outubro de 1994, busca trabalhar dentro das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Trata-se de um conjunto de normas baseadas em recomendações internacionais como o Codex Alimentarius e legislações nacionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ANM Agência Nacional de Mineração(DNPM) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A bioleve possui um Manual de Boas Práticas de Fabricação que descreve e estabelece os principais procedimentos e precauções que devem ser tomados durante o envase, armazenamento e transporte de água mineral, visando garantir um produto seguro ao consumidor.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são pré-requisitos fundamentais, constituindo-se na base higiênico-sanitária para implantação do Sistema APPCC. Quando o programa de BPF não é eficientemente implantado e controlado, pontos críticos de controle adicionais são identificados, monitorizados e mantidos sob amparo do Plano APPCC. Portanto, a implantação das Boas Práticas de Fabricação simplifica e viabiliza o Plano APPCC, assegurando sua integridade e eficiência, com o objetivo de garantir a segurança dos alimentos.
Reserva Ambiental
A bioleve possui uma área de 1.250.000 m² de reserva ambiental para garantir uma água mineral natural pura captada dentro de rigorosos processos de qualidade.
Composição da água
A água mineral bioleve possui uma tonalidade azulada e composição físico-química que a classifica como água mineral natural leve, sendo um complemento nutricional extremamente importante ao organismo.
Captação da água
Nossa água mineral é captada e transportada por tubulações de aço inox até o envase. As salas possuem ar ambiente controlado com pressão positiva passando por filtros especiais.
As linhas de envase possuem equipamentos em inox totalmente automatizados. Assim asseguramos a qualidade dos produtos bioleve.
Embalagens
A natureza se preocupou em nos presentear com o que há de mais puro: uma água mineral com alto grau de leveza e pH em torno de 7 (neutro). Na bioleve estamos fazendo nossa parte, acondicionando a água em diversas embalagens, uma para cada tipo de situação.
Assim, você e sua família podem ter, em qualquer lugar e a qualquer momento, o prazer de provar a água mineral bioleve.
Garrafões
Os garrafões retornáveis, antes de envasados, passam por um visor de inspeção, seguido de processo de dupla lavagem. Os garrafões são envasados com tampas contendo vedantes especiais para impedir vazamentos, além do lacre e do rótulo.
Copos
No copo a água é envasada automaticamente, transportada por esteira até a área de embalagem. Na bioleve os copos e tampas são adquiridos de terceiros, com certificado de qualidade e os lotes analisados diretamente pelo Controle de Qualidade.
Embalagens descartáveis
As embalagens descartáveis são produzidas internamente, armazenadas em palletes com bandejas e filme plástico (stretch) e são encaminhadas para a sala de envase por meio de esteiras transportadoras.
O procedimento é realizado seguindo padrões internacionais de Boas Práticas de Fabricação.
Laboratório
A bioleve possui laboratório interno apropriado para análises físico-químicas e microbiológicas, que são realizadas por profissionais de nível superior.
São realizadas análises da água mineral, das máquinas, do ar ambiente, das embalagens e até mesmo das mãos dos colaboradores. Semanalmente são realizadas análises no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência, de produtos coletados no ponto de venda.
Atividade operacional
Em 08 de Agosto de 1994, teve início a atividade operacional com a marca bioleve. A Água Mineral Natural bioleve é envasada no município de Lindóia, cuja região apresenta um panorama rico em montanhas e vales, com um clima agradável, ar puro e altitude média de 677 metros, Lindóia integra o circuito das Águas Paulistas.
O município é considerado o maior produtor de água mineral da América Latina.