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Exercícios na terceira idade

É comum pensar que terceira idade e exercícios físicos não combinam. Sabemos que, com a chegada da idade, o corpo perde um pouco da agilidade e as capacidades motoras ficam reduzidas. Por conta disso, muitos idosos ficam inseguros na hora de praticar alguma atividade.

A boa notícia é que o exercício físico não só é indicado como é essencial para se manter saudável nessa fase da vida. E o mais bacana é que há inúmeras possibilidades de mexer o corpo. É claro que a ajuda de um profissional, que indicará a atividade mais apropriada de acordo com uma avaliação e do gosto de cada um, é indispensável na hora de iniciar uma rotina de exercícios.

A prática regular de atividades físicas durante a idade avançada traz inúmeros benefícios para o indivíduo, entre eles a redução do colesterol, aumento da massa muscular, diminuição de lesões causadas por quedas e ainda previne doenças cardíacas, vasculares, hipertensão, obesidade, diabetes e até a depressão.

Entre as atividades ideais estão exercícios aeróbicos, como caminhada, hidroginástica, bicicleta e os exercícios de fortalecimento muscular. Há ainda opções como pilates, yoga, alongamento muscular, hidroginástica e muitas outras.

Idosos que se exercitam têm mais propensão também ao desenvolvimento das atividades sociais, pois passam a conhecer e a interagir com pessoas. Não há dúvida de que se exercitar faz bem para qualquer idade, não é? Uma vida longa e saudável só traz benefícios!

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