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A importância da hidratação antes, durante e após o exercício físico

Praticar atividades físicas é ótimo para a saúde. Com essa recomendação, profissionais da saúde estimulam a prática de esportes e exercícios físicos. Corrida, futebol, tênis e caminhada são alguns exemplos de atividades para o combate ao sedentarismo. Porém, não pense que isso significa apenas calçar o tênis e sair correndo por aí. Alguns cuidados precisam ser tomados para uma atividade segura, como: usar roupas adequadas, fazer uma avaliação médica e se hidratar bem. Aliás, a hidratação é um dos aspectos mais importantes antes, durante e após uma atividade física. A água é o maior componente do corpo humano, ocupando cerca 70% de seu volume e possuindo papel fundamental na regulação da temperatura do corpo. Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados. Durante a prática esportiva ou atividade física, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade. A desidratação, como consequência das perdas de água pelo suor, causa uma série de alterações, tais como aumento da frequência do pulso, da respiração, da concentração do sangue, a diminuição do volume de sangue, dificuldades na circulação e formigamento das mãos e dos pés. Além disso, pode ocorrer a perda das reservas de glicogênio, de lipídios e cerca de metade da proteína corporal sem que a vida corra um perigo real, mas quando a perda de água por desidratação excede os 7%, há uma elevação da temperatura e, como resultado, surge o sobreaquecimento de alguns tecidos, podendo ocorrer um choque térmico, cujas consequências podem ser fatais, caso não haja uma intervenção rápida. Assim, para que o organismo funcione bem, é necessário repor a água e sais minerais que se perdem de forma a proporcionar um equilíbrio entre a entrada e a saída do líquido. Por exemplo, jogadores de futebol podem perder de 1,5 litros a 3 litros de suor durante um treino ou jogo com 90 minutos de duração, principalmente em locais de clima quente. Ainda que as pessoas transpirem de maneira diferente, a perda de líquidos pode causar problemas para todos os indivíduos ativos. Se os líquidos perdidos com o suor não forem repostos, a desidratação e a fadiga precoce são inevitáveis. Após você ficar sabendo sobre a importância da hidratação para o corpo antes, durante e após qualquer exercício físico intenso, aqui vão algumas dicas de como se hidratar e evitar problemas no futuro:

• Antes do exercício

Fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercício e consumir 500 ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício.

• Durante o exercício

Se possível, ingerir água ou isotônico a cada 20 minutos.

• Após o exercício

Hidratar-se com alguma bebida isotônica e fazer uma refeição rica em carboidratos.

Essas dicas são gerais, por isso, recomendamos a consulta em um profissional especializado para que o resultado seja satisfatório. Quer ficar hidratado e repor todos os nutrientes que seu corpo precisa? Então conheça a linha de água mineral natural da bioleve. Clique aqui e saiba mais!

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